top of page

Que tal cultivar um jardim com mais saúde?

  • Foto do escritor: Eloisa Souza
    Eloisa Souza
  • 9 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 31 de ago. de 2021


Sim, são muitos os motivos para se ter um jardim medicinal: diversas espécies de plantas possuem lindas flores e proporcionam uma bela paisagem na sua casa, sem falar na possibilidade de ter sempre em mãos plantas para seu chá de maneira bem natural e orgânica.


ree

Cada espécie de planta traz seu próprio princípio ativo que pode equilibrar seus chacras e até mesmo curar doenças como ansiedade, depressão, compulsão alimentar, melancolia, estresse, entre outras. Pensando exatamente no seu bem estar e em como viver de maneira harmoniosa, por que não apresentar algumas opções de plantas que podem ser usadas no jardim?


Afinal, seria bom sentar em uma varanda e contemplar a paisagem com uma maravilhosa xícara de chá (combinação indispensável né? Sem falar da transmissão de paz e tranquilidade), ou até mesmo aproveitar o momento de reflexão para avaliar sua própria vida, afinal de contas o autoconhecimento é libertador.


No quadro abaixo listo algumas dessas espécies de plantas como exemplo das quais você pode utilizar para fazer seu jardim e um bom chá. Mas atenção! Tome nota que seu consumo é proibido para gestantes, bem como o uso de doses excessivas é tóxico para qualquer um. Tudo de maneira moderada, compreendido?


ree

Três dicas essenciais na hora de montar seu jardim medicinal:


1- Preparar o local: isso inclui a drenagem, eliminação de plantas daninhas, nivelamento do terreno, iluminação. Tudo isso deve ser levado em conta antes de pensar em comprar alguma planta. Caso não tenha algum espaço com terra, pode ser na varanda, na área de serviço, na sala ou até mesmo no banheiro. Hoje em dia já é possível encontrar no mercado jardineiras e vasos adequados para desenvolvimento de jardins internos, ou seja, não tem desculpa de que não há espaço e jeito: tem jeito sim,você consegue!


2- Após ter trabalhado o local em que seu jardim será desenvolvido, seja ele externo ou interno, já será possível saber se você precisará de plantas de sol pleno, plantas de sombras, plantas de meia sombra. A partir desse princípio, fica mais fácil selecionar as espécies de planta medicinais e garantir que elas cresçam bem e proporcionem, além de um ambiente agradável, aquele chazinho gostoso.


3- Outra dica valiosa: não plante nada só por causa da beleza! Isso mesmo, às vezes você deseja muito uma planta, mas a sua casa não tem o ambiente que ela precisa. Como já dizia Fiódor Dostoiévski, “ A Natureza não vos pede licença, ela não têm nada a ver com os vossos desejos nem com o fato de que suas leis vos agradam ou não”. Veja a Alfazema (Lavandula angustifólia), por exemplo, ela é uma belíssima planta, porém, o seu jardim é um ambiente praticamente sem iluminação, ou seja, é bem úmido e frio. Nessas condições, a Alfazema não poderá crescer e atingir o aspecto esperado.Então muito amor na hora de escolher as espécies, são seus futuros filhos.


O que foi relatado no quadro acima são algumas espécies de plantas medicinais, acompanhado de um texto breve abordando de uma maneira bem introdutória o assunto sobre jardinagem medicinal para aqueles que têm uma sementinha plantada e que já obtém uma plantinha que começa a nascer, com muita vontade de aprender sobre esse mundo gigantesco de plantas medicinal. Para mais informações técnicas e um aprofundamento no assunto, entre em contato.


Comentários


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta.8:00 ás 17:00

Sábado 8:00 ás 12:00

Sáb - Dom - Feriados

Pedidos ou dúvidas  retorno em  48 horas.

TERMOS E CONDIÇÕES

  • Facebook ícone social
  • Pinterest
  • Instagram

ELOISA SOUZA FLORES 
JARDINISTA E PAISAGISTA

Menininha logo 1.png

 

Todos os direitos reservados a Eloisa Aparecida de Souza | Website desenvolvido por Eloisa Souza  Flores - Avenida Egídio Dias de Carvalho - 75 - Centro, Paraisópolis - MG, 37660-000 - Brasil  

CNPJ  37.411.935/0001-70  floresparaiso30@gmail.com  Tel:  +55 (012) 9.9750 1595   + 55 (035) 9.9745 5488

bottom of page